quarta-feira, 3 de setembro de 2008

I Festival Gastronômico de Itanhaém agita a Cidade entre os dias 5 e 21 de setembro




Com a participação de 15 estabelecimentos – que ficam próximos de alguns dos mais belos prédios históricos e praias da Cidade – os amantes da culinária poderão fazer um verdadeiro passeio pelos principais atrativos turísticos da 2ª vila mais antiga do País.

Com a promessa de agradar os paladares mais apurados, começa na primeira sexta-feira (5) de setembro e segue até o dia 21 o I Festival Gastronômico de Itanhaém – Show de Sabor. A variedade de pratos, que oscilam entre R$ 20 e R$ 50, é a principal marca do festival. Além de apresentar o melhor das comidas caiçara, tipicamente brasileira, japonesa e italiana, o evento proporcionará aos amantes da culinária um verdadeiro passeio pelos principais atrativos turísticos da 2ª vila mais antiga do País. No total, são 15 estabelecimentos participantes – entre restaurantes, pizzarias, cafés e quiosques à beira mar.

O festival contará com alguns restaurantes que oferecem como cenário o Centro Histórico, onde é possível visitar prédios tombados como patrimônios históricos, e outros que possuem como paisagem cartões-postais famosos a exemplo dos morros Sapucaitava e Paranambuco. “O objetivo é oferecer ao turista um roteiro no qual além de experimentar as especialidades de cada casa, ele possa conhecer as principais atrações da Cidade”, explica o secretário municipal de Turismo, Silvo Lousada, um dos idealizadores do evento.

Os apreciadores da culinária caiçara – principal característica dos restaurantes itanhaenses - encontrarão diversas opções como a pasta al mare, prato oferecido pelo Quiosque do Canto, onde os clientes podem em poucos passos conhecer o monumento Mulheres de Areia, na Praia dos Pescadores. O proprietário e chef do local, Paulo Rogério da Silva, de 30 anos, revela o sucesso do prato. “Nosso diferencial é cozinhar os frutos do mar (marisco, camarão, lula e polvo) com vinho branco e um leve toque de açafrão”.

Há mais 30 anos na Cidade, em frente à Praia dos Sonhos e a apenas 10 minutos da Cama de Anchieta, o restaurante Taberna Baska é perito em pratos à base de frutos do mar e apresenta como diferencial a mistura das cozinhas espanhola e brasileira. Com o filé de pescada à navarra (província da Espanha), que acompanha molho branco, lulas, camarões sete barbas, champignon e arroz à grega, o proprietário Andrés Arrastia Eguizabal, radicado no Brasil desde os 23 anos, espera atrair novos admiradores. “Escolhemos esse prato por ter uma ótima saída e por representar uma tradição da casa, que é misturar o tempero espanhol com o brasileiro”.

Até mesmo na linha de pratos italianos é marcante a presença do tempero caiçara. É o caso da pizza de camarão ao catupiry da pizzaria PAIZZARI e da pizza de Siriqueijo (massa coberta com catupiry, carne de siri e parmesão) do restaurante A Pizza, cujo cenário é a Boca da Barra. Paulo de Freitas, um dos proprietários do empreendimento, afirma que a receita, criada há seis meses, é um sucesso entre os clientes. “A característica é italiana, mas o recheio é absolutamente caiçara”. E completa. “Não conheço ninguém no litoral que faça igual. É exclusividade da casa”.

Para quem prefere as iguarias da cultura oriental o restaurante japonês Hamah, próximo a prédios históricos como o Convento Nossa Senhora da Conceição (construção do século XV) - oferece o prato Salmão com Shimeji, especialidade da casa. Já àqueles que não resistem à tentação de um doce a dica é provar a torta holandesa do Café Colibri, que fica no Centro Histórico, em frente à Casa do Olhar. O espaço, hoje reservado a exposições, foi a residência de um dos itanhaenses mais ilustres, o pintor acadêmico Benedito Calixto.

E para fechar, o evento ainda conta com o filet mignon a Anchieta, do restaurante Caçula; a tainha à moda do roque, do Café Gourmet; o filé de pescada ao molho de camarão, do restaurante Arambaré; o abadejo do Dani, do Quiosque Tia Lena; a pizza de rúcula, do Bello’s Pizzaria; a picanha grelhada, do Deck Bar; o gnocchi à bolognesa, do Óca Juba; a pizza à moda da casa, da Pizza Show; e a feijoada, do restaurante e pizzaria Iate Clube.

O I Festival Gastronômico de Itanhaém – Show de Sabor é uma parceria da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Região e Santos Convention & Visitors Bureau e Secretaria Municipal de Turismo. Guias com a lista completa de pratos e localização dos estabelecimentos participantes podem ser encontrados nos pontos de maior circulação da Cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Acaitur 3426-2000.

Nenhum comentário: