quarta-feira, 29 de outubro de 2008
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Cidade participa do II Encontro Nacional da Mulher Moderna
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Prefeitura divulga expediente
Os serviços essenciais aos munícipes, como coleta de lixo e limpeza das vias públicas, funcionarão normalmente nos dois dias. O Hospital, Pronto-Socorro, comércios e estacionamento regulamentado também funcionarão. Além disso, o Centro de Atendimento do Paço Municipal, localizado na avenida Washington Luiz, 75, no Centro, estará de plantão operando das 9 às 16 horas.
Já as escolas e creches municipais retornarão às aulas somente na quarta-feira (29). E na Casa de Câmara e Cadeia – ponto turístico do Município - não haverá expediente na segunda-feira (27), mas o atendimento volta ao normal na terça-feira (28).
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Mostra Sesc de Artes traz música, cinema e teatro nesta quarta-feira (22)
Os destaques ficam por conta do grupo Fora do Sério, que se apresentará às 16h30 com o espetáculo de rua ‘O Asno’, que utiliza elementos da commedia dell´arte, movimento italiano que faz uso de máscaras e personagens fixos como o Arlequim, Pierrô e Colombina; o espetáculo circense ‘Silêncio Total’, de Luiz Carlos Vasconcelos, com técnicas de equilíbrio e monociclo, que acontece às 18h30; e por fim, às 20h, a banda Mantiqueira - eleita o melhor grupo instrumental do Prêmio Tim de Música 2006.
Horário Apresentação
16h às 21h Na Tábua - Exposição Portátil
16h Oficina e Distribuição da publicação – RISCO
16h Intervenção Cênica - Machado de Assis – Lilico
16h30 Fora do Sério ‘O ASNO’
17h30 Experimentações Inevitáveis + Antropofágica - Cia. Nova Dança 4
18h30 Luiz Carlos Vasconcelos/ PB – Xuxu – Espetáculo circense ‘Silêncio Total’
19h30 Cinema
20h Banda Mantiqueira
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
sábado, 18 de outubro de 2008
Soldados treinarão no Aeroporto de Itanhaém nesta segunda até quarta
As manobras acontecerão de segunda a quarta-feira da próxima semana e contarão com aeronaves, canhões antiaéreos e helicópteros. O objetivo do treinamento aéreo, que será realizado com aproximadamente 80 soldados, entre 18 e 21 anos, é simular um ataque ao aeroporto, onde os militares terão que defender o local, inclusive com ofensiva de canhões das aeronaves militares.
O evento pretende ainda ajustar os equipamentos que serão utilizados em outras situações de treino. As manobras acontecem em Itanhaém uma vez ao ano e têm como intuito colaborar com a formação dos soldados e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na teoria dentro do quartel. A previsão de início do treinamento está marcada para as 9 horas.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Biblioteca realiza homenagem aos 155 anos de Calixto
Banda Marcial comemora 35 anos de história
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Atividade econômica é resgatada em Itanhaém
Atualmente, após intenso trabalho de consultoria técnica e incentivos proporcionados pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, através do Departamento de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, os números começam a mostrar o resgate dessa tradicional atividade econômica. Segundo dados do Município, em 2008, existem 2.277,80 hectares voltados ao cultivo da banana, um aumento de 87,16% se comparado aos dados de 1980.
No total, Itanhaém conta hoje com 108 unidades produtivas dessa exploração vegetal. Isso resulta em cerca de 2 mil empregos e uma produção média de 41 milhões de quilos da fruta por ano, ou ainda 4.457 caminhões que deixam a Cidade carregados. Essa banana será comercializada in natura, para confecção de doces, recheio de bombons ou na indústria alimentícia como um todo.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Encontrada apenas na Ilha da Queimada Grande, jararaca-ilhôa corre risco de extinção
Símbolo da diversidade de espécies presente em Itanhaém, a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) corre risco de extinção. Encontrada apenas na Ilha da Queimada Grande, a 33 km da costa, a cobra está na lista das ‘espécies da fauna silvestre ameaçadas do Estado’, divulgadao no último dia 3 pelo Diário Oficial do Governo do Estado. O decreto n° 53.494, assinado um dia antes pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, elenca outros 435 animais ameaçados.
A primeira estimativa da queda preocupante da espécie foi divulgada por pesquisadores do Instituto Butantan em parceria com um pesquisador do Instituto de Biociências da USP na última edição da revista científica South American Journal of Herpetology. Segundo o trabalho, que vem sendo realizado desde 1995, em um período de cerca de 10 anos sua população caiu pela metade, chegando atualmente a cerca de 2.100 indivíduos. Os dados gerados pela pesquisa permitiram, ainda, classificar a jararaca-ilhôa na categoria ‘criticamente em perigo’, que corresponde ao maior grau de ameaça que uma espécie pode ser classificada atualmente.
A biopirataria é apontada pelos biólogos como a principal causa da jararaca-ilhôa estar ameaçada de extinção. Apesar de restrito aos pesquisadores do Instituto Butantan e a pessoas autorizadas pelo Ibama, contrabandistas têm desembarcado na Ilha da Queimada Grande para comercializar a espécie. É isso o que aponta o pesquisador do Butantan, Otavio Marques - responsável pelo projeto que detectou a redução da espécie.
“Temos relatos de pescadores que viram pessoas saindo com caixas cheias de cobras. No início do ano duas alunas foram abordadas no Porto de São Vicente por contrabandistas oferecendo R$ 20 mil para venderem serpentes”. Para ele, a fiscalização no local “está totalmente inoperante”: “Hoje em dia não há impedimento algum para chegar na ilha. Qualquer um pode subir lá”.
APA’S MARINHAS – A criação das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) marinhas, cuja promessa é aumentar a fiscalização e combater a pesca predatória, não impedirá a biopirataria na Ilha da Queimada Grande, opina Marques. O pesquisador afirma ser impossível efetuar um monitoramento durante 24 horas por ser um local perigoso e demandar uma ampla infra-estrutura.
“A proposta mais razoável seria tornar a Ilha da Queimada Grande num parque, seja estadual ou federal. Até mesmo o turismo sustentável poderia inibir a ação dos contrabandistas, porque as próprias operadoras iriam fiscalizar e denunciar a presença desses criminosos no local”.
O decreto do Governo do Estado que criou as APAs marinhas foi publicado na última quinta-feira (9), no Diário Oficial, quatro meses após a data prevista pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. São três APAs, todas consideradas unidades de conservação de uso sustentável - categoria não tão restritiva quanto a dos parques: do litoral norte, do litoral sul e do litoral centro.
JARARACA ILHÔA E ILHA DA QUEIMADA GRANDE – A jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) é uma serpente de espécie única, por ser hermafrodita, ora comportando-se como macho, ora como fêmea, que aprendeu a subir em árvores e possui um veneno cerca de 20 vezes superior as do mesmo gênero continental, a Jararaca.
Ela só pode ser encontrada na Ilha da Queimada Grande - tombada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), através do decreto federal n° 91.887, de 5 de novembro de 1985. A fiscalização da ilha, que possui 230.000 m², é atualmente feita pelo Ibama, órgão do Governo Federal. Possui em seu entorno o naufrágio Tocantins, cujas estruturas estão incorporadas ao fundo do mar desde 1933, tornando-se habitat de variada fauna e um dos melhores pontos de mergulho do Estado.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Grupo de estudantes da USP percorre Região nesta sexta (10) para observar praias
Os universitários irão percorrer, em apenas um dia, os municípios de Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e, por fim, Cananéia, onde está localizada a Base do Instituto Oceanográfico da USP. Em Santos, eles irão se concentrar por volta das 9h30 na praia do José Menino que abriga o Emissário Submarino. Logo em seguida irão se deslocar para a praia do Itararé, em São Vicente, local considerado ideal para observar a influência dos prédios residenciais na erosão costeira ali presente.
Para realizar o estudo em Itanhaém, o local escolhido foi a Boca da Borra, na foz do Rio Itanhaém. Segundo o professor responsável pelo estudo, Valdenir Veronese Furtado, serão observados os sedimentos que formam a areia, as possibilidades de embocamento da praia, assim como os pontos de erosão causados por características naturais do ambiente ou pela interferência da engenharia civil. “Antes realizávamos esse estudo no Litoral Norte. Mas pela proximidade e possibilidade de realizar esse estudo em locais que não haviam sido visitados em anos anteriores, escolhemos a Baixada Santista. Em resumo, iremos apenas observar as condições gerais dessas praias e ter uma idéia do que ocorre atualmente”.
Crítica positiva do público e ampla divulgação marcam o I Festival Gastronômico de Itanhaém
Passaram pelas 15 casas participantes - entre restaurantes, quiosques e docerias – turistas de diversos estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Exceto a Capital, que registrou o maior número de visitantes, praticamente 30% daqueles que experimentaram as especialidades de cada estabelecimento, a maior parte dos clientes veio de cidades do Grande ABC como São Bernardo do Campo e Santo André e do interior como Paulínia, Rio Claro, Campinas, São Carlos e Sorocaba.
Segundo o secretário de Turismo, Silvio Lousada, o número é reflexo da ampla divulgação que o evento recebeu dos veículos de comunicação do interior do Estado como Diário do Grande ABC e Bom Dia Sorocaba. “Além dos jornais regionais, como A Tribuna de Santos, que dedicou quase meia página do caderno de Turismo para o nosso evento, o festival foi abordado com destaque em inúmeros jornais”.
Além dos veículos citados por Lousada, o I Festival Gastronômico de Itanhaém foi manchete do Guia Fuja, da Folha de S. Paulo, do guia do litoral do site Uol, campeão de acessos diários, além de inúmeros jornais impressos e eletrônicos da Região. No total, mais de 20 sites divulgaram em suas páginas principais a realização do evento.
AVALIAÇÃO - Para analisar a qualidade do atendimento e dos pratos oferecidos, foram instaladas em cada um dos estabelecimentos urnas onde os clientes registravam a sua opinião em fichas de avaliação que continham três itens: apresentação do estabelecimento; apresentação do prato (estética) e sabor (paladar). Em nenhum deles, num universo de mais de 300 fichas de avaliação preenchidas, foram assinaladas as opções ‘ruim’ e ‘péssimo’. As avaliações ficaram concentradas em ‘muito bom’ (65%), seguida por ‘bom’ com 30%. A opção regular foi escolhida por 5% dos clientes.
Com base no resultado, que aponta a crítica positiva do público, Lousada indica que nos próximos anos a tendência é o evento agregar mais casas. “O primeiro festival serviu como uma espécie de piloto e de aprendizado para os próximos a serem realizados. Mas não há dúvidas de que foi um sucesso e que servirá de exemplo para outras cidades que possuem o mesmo potencial turístico”.
O I Festival Gastronômico de Itanhaém – Show de Sabor foi uma parceria entre Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Região e Santos Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Turismo.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Casa do Olhar sedia ‘II Mostra da Oficina ‘II Mostra da Oficina
A Prefeitura realiza até o dia 18 a ‘II Mostra da Oficina de Artes Plásticas de Itanhaém’, que acontece na Casa do Olhar Benedicto Calixto (Praça Carlos Botelho, Centro Histórico). A mostra ficará aberta aos visitantes de segunda a sábado, das 10 às 17h.
Na oportunidade, os visitantes poderão apreciar cerca de 30 quadros em óleo sobre tela produzidos por aproximadamente 20 alunos. Além de possuir obras de alunos, a mostra também expõe quadros do professor e artista plástico Ademilson Costa Ramos de Passos.
Dentre os trabalhos expostos alguns representam o baixio, sob a ótica de mestres das artes plásticas, utilizando a atividade “Brincando com Tarsila”, uma nova abordagem aproveitada pelos professores para retratar lugares históricos, monumentos e pontos turísticos da cidade de Itanhaém de acordo com as técnicas utilizadas pela famosa artista Tarsila do Amaral.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Reciclando a Favor da Vida realiza feira de ecoprodutos
A Coordenação de Educação Ambiental do programa Reciclando a Favor da Vida, mantido pela Prefeitura de Itanhaém, promoverá entre o dia 6 e 17 de outubro, das 9 às 18 horas, a feira de ecoprodutos produzidos pelo clube de mães da creche Luz da Vida. Os interessados em apreciar os trabalhos artesanais produzidos com materiais reciclados poderão dirigir-se ao Paço Municipal, na avenida Washington Luiz, 75, no Centro.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Prefeitura conta com novos veículos para atender a população
Já os carros, da Renault, modelo Logan, serão destinados ao deslocamento dos profissionais das respectivas secretarias. Segundo informações da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social o automóvel será usado no atendimento às famílias das áreas mais distantes. Hoje, a Secretaria conta com o auxílio de duas peruas.
Os novos veículos vão integrar a frota e entram em circulação gradualmente, até a segunda quinzena de outubro.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Arte acadêmica e naif são tema de mostra na Casa de Câmara e Cadeia a partir de sábado (4)
Começa no próximo sábado e segue até o dia 19, na Casa de Câmara e Cadeia, a exposição ‘Arte Naif e Acadêmica’ que mostrará uma série de 38 obras do casal de artistas Cida e Afonso Almeida. A nova mostra apresentará ao público a oportunidade de conferir de perto dois estilos totalmente opostos: o acadêmico, caracterizado pela tentativa de manter com rigor os traços originais das paisagens e objetos retratados; e o naif, cuja pintura é marcada pela ousadia e possibilidade de pintar sem regras, comparada a desenhos feitos por crianças.
As obras acadêmicas serão apresentadas por Cida Almeida, que iniciou sua carreira artística na década de 1980, em Itanhaém. Formada na Associação Paulista de Belas Artes, atualmente expõe, ao lado do marido, seus quadros na Praça da República, na Capital. Além de natureza morta, principal característica da pintura acadêmica, Cida mostrará ao público diversos quadros com paisagens em estilo impressionista.
Já Afonso Almeida, autoditada - assim como a maior parte dos artistas que se enquadra na arte naif - irá expor quadros que retratam de forma ingênua personagens (baianas dançando) e paisagens (Pelourinho e Mercado Modelo) da Bahia. “Minha arte é bem próxima da pintura primitiva. Nunca tive orientação técnica para criar meus quadros”.
SERVIÇO – A exposição ‘Arte Naif e Acadêmica’ acontece de domingo à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 8 às 20 horas. O ingresso custa R$ 1,00, sendo que para crianças com até 12 anos e idosos acima de 60 a entrada é franca. A Casa de Câmara e Cadeia fica na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.