quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Atividade econômica é resgatada em Itanhaém

A partir da década de 80, o cultivo da banana, uma das principais fontes de renda dos agricultores de Itanhaém e também da região do Litoral Sul de São Paulo, começou a sofrer forte decadência. De acordo com dados do IBGE e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) do Governo do Estado, em 1970 havia no Município 4.165 hectares de cultivo de banana, porém o levantamento de 1980 apontou grande queda, apenas 1.217 hectares da mesma plantação.


Atualmente, após intenso trabalho de consultoria técnica e incentivos proporcionados pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, através do Departamento de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, os números começam a mostrar o resgate dessa tradicional atividade econômica. Segundo dados do Município, em 2008, existem 2.277,80 hectares voltados ao cultivo da banana, um aumento de 87,16% se comparado aos dados de 1980.


No total, Itanhaém conta hoje com 108 unidades produtivas dessa exploração vegetal. Isso resulta em cerca de 2 mil empregos e uma produção média de 41 milhões de quilos da fruta por ano, ou ainda 4.457 caminhões que deixam a Cidade carregados. Essa banana será comercializada in natura, para confecção de doces, recheio de bombons ou na indústria alimentícia como um todo.

Nenhum comentário: