Divulgado nos principais veículos de comunicação do Estado e elogiado pelo público participante, o I Festival Gastronômico de Itanhaém se despede com a promessa de se tornar um evento fixo no calendário da Cidade. Realizado entre os dias 5 de setembro e 5 de outubro o evento conseguiu fortalecer a imagem do Município como roteiro gastronômico e atrair num período considerado de baixa temporada turistas de diversas regiões do País.
Passaram pelas 15 casas participantes - entre restaurantes, quiosques e docerias – turistas de diversos estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Exceto a Capital, que registrou o maior número de visitantes, praticamente 30% daqueles que experimentaram as especialidades de cada estabelecimento, a maior parte dos clientes veio de cidades do Grande ABC como São Bernardo do Campo e Santo André e do interior como Paulínia, Rio Claro, Campinas, São Carlos e Sorocaba.
Segundo o secretário de Turismo, Silvio Lousada, o número é reflexo da ampla divulgação que o evento recebeu dos veículos de comunicação do interior do Estado como Diário do Grande ABC e Bom Dia Sorocaba. “Além dos jornais regionais, como A Tribuna de Santos, que dedicou quase meia página do caderno de Turismo para o nosso evento, o festival foi abordado com destaque em inúmeros jornais”.
Além dos veículos citados por Lousada, o I Festival Gastronômico de Itanhaém foi manchete do Guia Fuja, da Folha de S. Paulo, do guia do litoral do site Uol, campeão de acessos diários, além de inúmeros jornais impressos e eletrônicos da Região. No total, mais de 20 sites divulgaram em suas páginas principais a realização do evento.
AVALIAÇÃO - Para analisar a qualidade do atendimento e dos pratos oferecidos, foram instaladas em cada um dos estabelecimentos urnas onde os clientes registravam a sua opinião em fichas de avaliação que continham três itens: apresentação do estabelecimento; apresentação do prato (estética) e sabor (paladar). Em nenhum deles, num universo de mais de 300 fichas de avaliação preenchidas, foram assinaladas as opções ‘ruim’ e ‘péssimo’. As avaliações ficaram concentradas em ‘muito bom’ (65%), seguida por ‘bom’ com 30%. A opção regular foi escolhida por 5% dos clientes.
Com base no resultado, que aponta a crítica positiva do público, Lousada indica que nos próximos anos a tendência é o evento agregar mais casas. “O primeiro festival serviu como uma espécie de piloto e de aprendizado para os próximos a serem realizados. Mas não há dúvidas de que foi um sucesso e que servirá de exemplo para outras cidades que possuem o mesmo potencial turístico”.
O I Festival Gastronômico de Itanhaém – Show de Sabor foi uma parceria entre Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Região e Santos Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Turismo.
Passaram pelas 15 casas participantes - entre restaurantes, quiosques e docerias – turistas de diversos estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Exceto a Capital, que registrou o maior número de visitantes, praticamente 30% daqueles que experimentaram as especialidades de cada estabelecimento, a maior parte dos clientes veio de cidades do Grande ABC como São Bernardo do Campo e Santo André e do interior como Paulínia, Rio Claro, Campinas, São Carlos e Sorocaba.
Segundo o secretário de Turismo, Silvio Lousada, o número é reflexo da ampla divulgação que o evento recebeu dos veículos de comunicação do interior do Estado como Diário do Grande ABC e Bom Dia Sorocaba. “Além dos jornais regionais, como A Tribuna de Santos, que dedicou quase meia página do caderno de Turismo para o nosso evento, o festival foi abordado com destaque em inúmeros jornais”.
Além dos veículos citados por Lousada, o I Festival Gastronômico de Itanhaém foi manchete do Guia Fuja, da Folha de S. Paulo, do guia do litoral do site Uol, campeão de acessos diários, além de inúmeros jornais impressos e eletrônicos da Região. No total, mais de 20 sites divulgaram em suas páginas principais a realização do evento.
AVALIAÇÃO - Para analisar a qualidade do atendimento e dos pratos oferecidos, foram instaladas em cada um dos estabelecimentos urnas onde os clientes registravam a sua opinião em fichas de avaliação que continham três itens: apresentação do estabelecimento; apresentação do prato (estética) e sabor (paladar). Em nenhum deles, num universo de mais de 300 fichas de avaliação preenchidas, foram assinaladas as opções ‘ruim’ e ‘péssimo’. As avaliações ficaram concentradas em ‘muito bom’ (65%), seguida por ‘bom’ com 30%. A opção regular foi escolhida por 5% dos clientes.
Com base no resultado, que aponta a crítica positiva do público, Lousada indica que nos próximos anos a tendência é o evento agregar mais casas. “O primeiro festival serviu como uma espécie de piloto e de aprendizado para os próximos a serem realizados. Mas não há dúvidas de que foi um sucesso e que servirá de exemplo para outras cidades que possuem o mesmo potencial turístico”.
O I Festival Gastronômico de Itanhaém – Show de Sabor foi uma parceria entre Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Região e Santos Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário