quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Arte acadêmica e naif são tema de mostra na Casa de Câmara e Cadeia a partir de sábado (4)

Começa no próximo sábado e segue até o dia 19, na Casa de Câmara e Cadeia, a exposição ‘Arte Naif e Acadêmica’ que mostrará uma série de 38 obras do casal de artistas Cida e Afonso Almeida. A nova mostra apresentará ao público a oportunidade de conferir de perto dois estilos totalmente opostos: o acadêmico, caracterizado pela tentativa de manter com rigor os traços originais das paisagens e objetos retratados; e o naif, cuja pintura é marcada pela ousadia e possibilidade de pintar sem regras, comparada a desenhos feitos por crianças.

As obras acadêmicas serão apresentadas por Cida Almeida, que iniciou sua carreira artística na década de 1980, em Itanhaém. Formada na Associação Paulista de Belas Artes, atualmente expõe, ao lado do marido, seus quadros na Praça da República, na Capital. Além de natureza morta, principal característica da pintura acadêmica, Cida mostrará ao público diversos quadros com paisagens em estilo impressionista.

Já Afonso Almeida, autoditada - assim como a maior parte dos artistas que se enquadra na arte naif - irá expor quadros que retratam de forma ingênua personagens (baianas dançando) e paisagens (Pelourinho e Mercado Modelo) da Bahia. “Minha arte é bem próxima da pintura primitiva. Nunca tive orientação técnica para criar meus quadros”.

SERVIÇO – A exposição ‘Arte Naif e Acadêmica’ acontece de domingo à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 8 às 20 horas. O ingresso custa R$ 1,00, sendo que para crianças com até 12 anos e idosos acima de 60 a entrada é franca. A Casa de Câmara e Cadeia fica na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Nenhum comentário: