quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Grupo de estudantes da USP percorre Região nesta sexta (10) para observar praias

Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) traz à região um grupo formado por 20 alunos do 4° semestre de oceanografia para observar as características das praias distribuídas ao longo da costa. O objetivo do estudo, que será realizado nesta sexta (10), é fazer com que os alunos aprendam na prática o que é ensinado dentro das salas de aula através de livros didáticos.

Os universitários irão percorrer, em apenas um dia, os municípios de Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e, por fim, Cananéia, onde está localizada a Base do Instituto Oceanográfico da USP. Em Santos, eles irão se concentrar por volta das 9h30 na praia do José Menino que abriga o Emissário Submarino. Logo em seguida irão se deslocar para a praia do Itararé, em São Vicente, local considerado ideal para observar a influência dos prédios residenciais na erosão costeira ali presente.

Para realizar o estudo em Itanhaém, o local escolhido foi a Boca da Borra, na foz do Rio Itanhaém. Segundo o professor responsável pelo estudo, Valdenir Veronese Furtado, serão observados os sedimentos que formam a areia, as possibilidades de embocamento da praia, assim como os pontos de erosão causados por características naturais do ambiente ou pela interferência da engenharia civil. “Antes realizávamos esse estudo no Litoral Norte. Mas pela proximidade e possibilidade de realizar esse estudo em locais que não haviam sido visitados em anos anteriores, escolhemos a Baixada Santista. Em resumo, iremos apenas observar as condições gerais dessas praias e ter uma idéia do que ocorre atualmente”.

Nenhum comentário: