sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Revolução de 32 é tema de exposição na Casa de Câmara e Cadeia a partir deste sábado (2)



Comemorada no dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932 será celebrada na Casa de Câmara e Cadeia, a partir deste sábado (2), às 10 horas. Por meio da exposição ‘Revolução de 32’ veteranos lembrarão a reação de São Paulo à intervenção política da ditadura de Getúlio Vargas no Estado e jovens conhecerão um pouco da história dos intensos combates entre os rebeldes paulistas e as forças legalistas, que durou quase três meses e resultou na morte de ao menos 900 pessoas.

Em meio aos mais de 100 objetos que compõem a mostra, o público poderá conferir desde panfletos e jornais que convocavam a população para a campanha, fotos das passeatas que reivindicavam a constituição, até capacetes e baionetas dos soldados. O destaque fica por conta das alianças (anéis) dadas àqueles que contribuíram com a campanha “Dê ouro para o bem de São Paulo” e uma carta do aviador Santos Dumont, escrita em 14 de julho de 1932, apoiando a revolução, iniciada seis dias antes e que só terminaria no dia 2 de outubro.

Apesar de perder a batalha, a campanha encabeçada por São Paulo é considerada vitoriosa politicamente, já que em 1934 a constituição foi estabelecida e garantiu, por exemplo, que as mulheres brasileiras tivessem o direito de votar.

A mostra acontece até o próximo dia 11, das 9 às 18 horas, diariamente. O ingresso custa R$ 1,00, sendo que para crianças com até 12 anos e idosos acima de 60 a entrada é franca. A realização é do Instituto Histórico e Cultural de Mongaguá, que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Mongaguá. A organização é da Secretaria de Turismo de Itanhaém.

Nenhum comentário: